segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SAI ZICA!!

NESTE SÁBADO DIA 20 REALIZEI MAIS UMA PROVA DE TRIATLHON...

FOI EM PIRASSUNUNGA, HÁ UNS 250 KM DE SAMPA E 170 DE INDAIATUBA MAIS OU MENOS, A PROVA É REALIZADA DENTRO DA ESCOLA DA FORÇA AÉREA, UM LOCAL MUITO BACANA ONDE A GALERA QUE CONHEÇO GOSTA MUITO DE FAZER PROVA LÁ.

JÁ FAZIA QUASE UM ANO E MEIO QUE EU ESTAVA COM PROBLEMAS PARA TREINAR DIREITO E BUSCAR OS LIMITES DO MEU CORPO, NESTE PERÍODO EU SEMPRE TERMINAVA AS PROVAS PASSANDO MEIO MAL, PARECIA UMA "ZICA" QUE NÃO LARGAVA DO MEU PÉ, MESMO EU SEMPRE CUIDANDO DA ALIMENTAÇÃO, FAZENDO ACUPUNTURA E "TENTANDO" FAZER YOGA NO MEIO DA CORRERIA...


PORÉM, HÁ UNS 3 MESES EU FIZ UM CURSO DE DESINTOXICAÇÃO E REALIZEI TODOS OS PROTOCOLOS, E DESDE ENTÃO MUDEI MAIS ALGUNS DETALHES NA ALIMENTAÇÃO, TENHO FOCADO BASTANTE NA QUALIDADE DO SONO ENFIM... SÓ SEI QUE VENHO ME SENTINDO MELHOR E TENHO CONSEGUIDO TREINAR BEM MELHOR DO QUE ESTAVA CONSEGUINDO ATÉ UNS MESES ATRÁS.

SÁBADO FOI A PRIMEIRA PROVA DE TRIATLHON QUE FIZ DEPOIS QUE TERMINEI TODOS OS PROTOCOLOS, EM AGOSTO EU FIZ O XTERRA AQUI DE INDAIATUBA, MAS EU AINDA ESTAVA "ZUADO", E MINHAS PERNAS TRAVARAM NO MEIO DA BIKE, EU TIVE QUE ANDAR E BRIGAR COM AS CÃIMBRAS OS ÚLTIMOS 5 KM DE BIKE E MAIS OS 8 KM DE CORRIDA, FUI O PENÚLTIMO A CONCLUIR A PROVA, JÁ COM O TEMPO LIMITE ESTOURADO, HEHEHE, TERMINEI EM QUATRO HORAS E 16 MINUTOS SE NÃO ME ENGANO, O QUE FOI UMA VITÓRIA PRA MIM POR CONSEGUIR CONCLUIR, MAS TAMBÉM AQUELE DIA EU DECIDI QUE SERIA O "FUNDO DO POÇO", E QUE A PARTIR DALI EU SÓ MELHORARIA!!

E É O QUE PARECE ESTAR ACONTECENDO, POIS EM PIRASSUNUNGA EU ME SENTI MUITO BEM, FIZ A PROVA SEM PENSAR NO TEMPO, NEM LEVEI CRONÔMETRO, MAS EU QUERIA FAZER UMA PROVA "FORTE", E REALMENTE ACHO QUE FOI A MELHOR NATAÇÃO QUE JÁ FIZ ATÉ HOJE EM PROVAS (E OLHA QUE ERA PROIBIDO O USO DA ROUPA DE BORRACHA, O QUE É UM GRANDE PROBLEMA PRA MIM!), ENTÃO EU JÁ HAVIA PROGRAMADO FAZER UM PEDAL E UMA CORRIDA BEM FORTES, E FOI O QUE "QUASE" ACONTECEU.


NOS PRIMEIROS 2 KM DA BIKE EU GIREI BASTANTE PARA AUMENTAR O FLUXO DE SANGUE NAS PERNAS (JÁ QUE NA NATAÇÃO O FOCO É A PARTE SUPERIOR DO CORPO), E DEPOIS DISSO COMECEI A FAZER FORÇA, E FIQUEI MUITO FELIZ EM VER QUE EU PODIA MANTER ESSE RITMO FORTE QUE MEU CORPO ESTAVA SUPORTANDO, E COM ISSO EU PASSEI MUITA GENTE! ME SENTI BEM COM ISSO, PARECIA QUE O PESSOAL ESTAVA PASSEANDO E QUE SÓ EU ESTAVA CORRENDO, ISSO FOI ATÉ O KM 15 MAIS OU MENOS, ONDE MEU AMIGO ZÉ ORLANDO (BEM MAIS EXPERIENTE E FORTE NA BIKE), CHEGOU EM MIM, ENTÃO EU COLEI NELE NO VÁCUO.

EU ATÉ TENTEI PUXAR O VÁCUO ALGUMAS VEZES, MAS BEM NESSE KM 15 COMEÇOU A CHOVER FORTE E O ZÉ ERA MAIS FORTE DO QUE EU ENTÃO NEM CONSEGUI PUXAR MUITO, MAS CONSEGUI FICAR NO VÁCUO DELE UM BOM TEMPO, ATÉ QUE NOS ÚLTIMOS 2 KM ME DEU UMA CÃIMBRA "FELOMENAL", QUE TRAVOU MINHA PANTURRILHA ESQUERDA, ME IMPEDINDO DE CONSEGUIR PEDALAR, FOI ABSURDO!! A SORTE É QUE ERA UM POUCO DECLIVE ESSE FINAL DO PEDAL, ENTÃO EU FUI "NEGOCIANDO" COM A DOR, TIREI O PÉ ESQUERDO DO PEDAL E FUI PEDALANDO DEVAGAR COM O DIREITO APENAS, ATÉ QUE AOS POUCOS A DOR DIMINUIU E DEU PRA VOLTAR A IR GIRANDO BEM DEVAGAR ATÉ A ÁREA DE TRANSIÇÃO.


SAÍ PARA A CORRIDA BEM DEVAGAR PRA NÃO "TRAVAR" DE VEZ, ATÉ PORQUE A CORRIDA COMEÇA NUMA SUBIDA, FIZ ISSO POR 2 KM E ENTÃO FUI TESTANDO O QUANTO PODERIA FORÇAR A MAIS E AOS POUCOS ASSUMI UM RITMO BOM DE CORRIDA, O SUFICIENTE PRA PASSAR MAIS ALGUMAS PESSOAS E CONCLUIR A PROVA RELATIVAMENTE "INTEIRO", SÓ MANCANDO UM POUCO PELA DOR NA PANTURRILHA.

FIQUEI FELIZ EM VER QUE MINHA SAÚDE ESTÁ VOLTANDO, E QUE AINDA TENHO BASTANTE POTENCIAL ATÉ CHEGAR NO MEU MELHOR... AGRADEÇO AO ZÉ QUE ME AJUDOU NA BIKE, À TODA GALERA DE TREINO, AOS PROFESSORES E AO PESSOAL DA TORCIDA QUE FICA INCENTIVANDO A GENTE A TODO INSTANTE!!

E QUE VENHA 2011!!!

11 comentários:

  1. Parabens pela prova!!!
    Gostei da parte que dali pra frente era só melhorar, e já começou, agora é descansar e recomeçar em 2011!
    Abração,
    Ale

    ResponderExcluir
  2. VALEU ALÊ! 2011 PROMETE PRA GENTE HEIM! VC VAI PRO HAWAI E EU PROS OLÍMPICOS E QUEM SABE PRO MEIO IRON!!! HEHEHE

    ABRAÇÃO!

    ResponderExcluir
  3. Olha só,

    'tentar' fazer Yoga NÃO EXISTE.
    Aliás, nada que você tenta, você faz.
    Então,
    ou FAZ
    ou NÃO FAZ.
    Assume que fica bonito na fita.

    Sobre processos de desintoxicação:
    é coisa muito simples: a pessoa que propõe (e supostamente pratica) a desintoxicação aparenta ter ao menos 10 anos a menos que a idade cronológica?
    Por que todos os processos de desintoxicação que conheço devem ser repetidos, são agressivos ao corpo e a pessoa não aprenta ter 10 anos a menos que a idade do R.G., como eu aparento.

    Os 2 problemas básicos que observei em gente 'processada' de desintoxicação foram:

    1) efeito 'banho em Pet Shop'. Já viu cachorro quando sai do banho na petshop? Se ele conseguir sair da guia, a primeira coisa que vai fazer é rolar no chão em busca do ... cheiro de cachorro.
    Com o corpo é a mesma coisa: se a pessoa come muito turvo, o corpo vai de imediato buscar situações para gerar a bioquímica 'obscura' que ele está habituado, seja comendo uma porção de pururuca ou brigando com o melhor amigo(a) ou com o/a namorado/a//marido/esposa.

    2) Um corpo limpo gera um vazio mental (Sunyata) que a pessoa não está acostumada. Pode gerar um espécie de nóia, até pode cindir a pessoa, gerar bipolaridade, esquizofrenia que pode não manifestar de imediato.

    Qual é o meu processo de desintoxicação? É praticar Hatha Yoga regularmente, com constância, com entrega e receptividade.

    O Hatha Yoga vai limpar o corpo aos poucos, porque altera a bioquímica corporal, a pessoa vai trocar a alimentação aos poucos, vai parar de ter preguiça de providenciar o próprio alimento, o benéfico alimento. A prática do Hatha Yoga vai ajudar a soltar o cocô pre-histórico ( muco+fezes muito antigas) dos intestinos aos poucos, vai liberar mais área do intestino para ele funcionar:mais imunidade, mais bom humor=sinal de inteligência, mais absorção de nutrientes, trânsito intestinal adequado. A mente vai junto porue vai tudo sincronizado, unido:corpo+emoção+sentimento+mente+consciência.

    A pessoa que realmente pratica Hatha Yoga não precisa se submeter aos processos agre$$ivos de desintoxicação.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  4. Ah,

    'só pra constar':
    eu pesquiso alimentação para a saúde e desitoxicação fazem 30 anos. Acho que dá pra firmar uma posição embasada, némesmo?

    ResponderExcluir
  5. ENTÃO MAFÊ, CONCORDO QUE PROCESSOS AGRESSIVOS NÃO FUNCIONAM E FAZEM MAL, MAS NÃO FOI ISSO QUE EU FIZ, ATÉ PORQUE NÃO COMBINARIA COM MINHA FILOSOFIA DE VIDA.

    REALIZEI UM TRABALHO QUE RESPEITA AS BASES DA AYURVEDA, MEDICINA CHINESA E OUTRAS CULTURAS MILENARES, TUDO SEM AGRESSÃO NENHUMA AO CORPO, MUITO SUAVE E NATURAL MESMO, REALMENTE FOI FANTÁSTICO.

    QUANTO AO PAPEL DA HATHA YOGA EU CONCORDO QUE AJUDE A DESINTOXICAR TODO O ORGANISMO, MAS EU ACREDITO SEMPRE EM ASSOCIAÇÕES, ACUPUNTURA, HATHA YOGA, ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, MEDITAÇÃO, FITOTERAPIA ENFIM, PELO QUE TENHO DE CONHECIMENTO É O QUE GERA MAIS EFEITO E MAIS RÁPIDO PARA ATINGIR UM BOM EQUILÍBRIO NA UNIDADE COMO VC ESCREVEU "corpo+emoção+sentimento+mente+consciência".

    QUANTO AO "TENTAR" FAZER YOGA, ESTÁ RELACIONADO AO POUCO TEMPO HÁBIL QUE POSSUO PARA PODER ME DEDICAR O QUANTO EU GOSTARIA, POR ISSO DIGO QUE "TENTO" FAZER YOGA, MAS O POUCO QUE FAÇO JÁ ME FAZ MUITO BEM SIM, E PRETENDO ASSIM QUE CONSEGUIR PRATICAR BEM MAIS DO QUE PRATICO HOJE, PORÉM GOSTO DE ASSOCIAR TODO O CONHECIMENTO QUE POSSUO COMO ESCREVI...

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Antes de tudo:
    •Não é uma crítica à sua pessoa ou ao seu comportamento, é apenas uma observação genérica.


    Enton, por partes

    Iyengar considera que muitos dos Kriyas e determinados tratamentos ayurvédicos (Shodana Chiktisa, por exemplo – que traduzido literalmente significa “Terapia radical de eliminação do dosha do corpo”. http://www.ibrata.com.br/ibrata/ps/terapias/panchakarma.html
    ) tratamentos agressivos para pessoas saudáveis. Também considera as massagens ayurvédicas amolecedoras e algo desorganizadoras da musculatura e por conseqüência, da propriocepção, que não devem nunca ser feitas no mesmo dia que a prática de Hatha Yoga.
    Na observação dele, os tratamentos desintoxicantes devem ser usados somente por pessoas que estão muito doentes, que já tentaram outros processos mais suaves sem sucesso e realmente necessitam de meios drásticos de desintoxicação. Quem já fez Shodana Chiktisa sabe que não é bolinho, e que o lixo 'volta' e tem de repetir. Quem já fez hidrocolonterapia sabe que fica frágil depois, que precisa convalescer uns dias na cama, e que o lixo 'volta' e tem de repetir.
    Até hoje, eu não conheci ninguém que propaga ou se submete regularmente à esses métodos que aparente ter 10 anos a menos de idade, no máximo 3. Deepak Chopra fala que a gente não faz mais do que a obrigação em aparentar 10 ou 15 anos a menos do que a idade cronológica.

    O lance de ser muito rápido é ter de aprender muito rápido a conviver com Sunyata= vazio interno. Nem todo mundo suporta. Daí a pessoa fica oscilando entre muito limpo e muito turvo porque não suporta, sem sair do ponto médio em que se encontra, quando o interessante é diminuir a amplitude da oscilação e elevar o patamar do ponto de equilíbrio. Isso não se faz sem observação/aceitação/integração de conteúdo.
    A gente até pode achar que está fazendo a lição de casa, mas aí se percebe cometendo aqueles erros arcaicos tão familiares(estar ficando turvo).

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo que o Tempo não está para ser perdido, que agora o Tempo urge, por isso escolho a metodologia Iyengar para minha prática: porque é cerca de 10 vezes mais rápida que qualquer outra metodologia de prática de Hatha Yoga; associada com sistema Laban-Bartenieff + técnica de Klauss Viana + Sistema G.D.S= Hatha Yoga*, fica preciso e afiado feito lâmina de obsidiana. Mas ainda assim respeita a possibilidade/capacidade de processamento individual de cada um, nas mãos&mente de um/a professora//intrutor/a perspicaz, interessado e compassivo e PRATICANTE CONSTANTE E CONSCIENTE.

    Hatha Yoga, praticado com constância, com dedicação, com entrega e receptividade, realmente limpa o corpo: falo por experiência própria, como sempre (Detalhes 'sórdidos' por e-mail, se interessar). O ‘pobrema’ é que tem gente que se diz praticante e não tem o compromisso de entrega e abertura necessárias. Aí talvez se torne um método coadjuvante de desintoxicação, mas pelo uso ‘econômico’ da técnica. Então, pode anotar aí: para praticante constante realmente desentoxica; para praticante diletante, ajuda a limpar.

    Como pessoalmente, por experiência e observação próprias, percebo o Hatha Yoga*(que envolve movimento, meditação, alimentação, higiene, estimulação através da pele pelo desenvolvimento e refinamento da propriocepção, limpeza dos canais de energia= Olha só, tudo junto, prontinho, alinhado, coerente e experimentado!) como um método completo porém não mirabolante ou feito panacéia, percebo que pode ser bacana me declarar a favor.
    Como pessoalmente, nunca presenciei um resultado tão bom em outros métodos, mesmo que associados (tem que ser muito bom em ambos os métodos para associar com maestria: acredite, já peguei gente muito zoada por conta de sinatrias de metodologias e gente que conhecia muito bem um coisa e era diletante de outra), prefiro me posicionar contra.
    Como tudo pode mudar, pode ser que depois de 8 anos observando resultados eu chegue a outra conclusão. Prometo que aviso aqui se isto acontecer.

    O tempo que você dedica a praticar é o tempo que você realmente necessita. Não desmereça sua prática possível agora. É melhor praticar 15 minutos (dicas de ouro: em processo de limpeza, só restauradoras; para andar mais rápido, fora dos processos de limpeza, um dia prática ativa, no outro dia, restauradora; com ‘pouco’ tempo, focar a prática num único local do corpo) todo dia do que um período do dia uma vez por mês. Você não faz menos que uma pessoa que faça aula uma vez por semana; com de 15 minutos de prática constante= todo dia sem excessão, em pouco tempo seu corpo está retendo os efeitos benéficos mais tempo do quem pratica uma vez por semana. Só precisa ver se está praticando preciso, se não está viciando em equívocos. O Site do Simon (http://www.yogaartandscience.com/index.php) é fonte segura. E tem um livrão comemorativo dos 90 anos do Iyengar que também é imperdível (R$55,50, http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/2226162/yoga/?ID=BB17AF217DA0B161438160884), absoluto e necessário.

    Aborrece não,
    beijOM,
    MaFê

    ResponderExcluir
  9. Ah,

    Auyrveda e Tradicional Medicina Chinesa até dialogam, mas tecnicamente e aplicativamente, possuem muito pouco em comum. (No começo, eu até achava que uma vinha da outra, que nem o Kung Fu descende miticamente do Hatha Yoga, Santa Ignorância, rsrsrs).

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  10. REALMENTE CADA PESSOA POSSUI CONHECIMENTOS, PRÁTICAS E CONSCIÊNCIA MUITO PARTICULARES (ATÉ ATINGIR O PONTO DA CONSCIÊNCIA SE RECONHECER COMO UNO), ENTÃO REALMENTE DIVERGIMOS COM RELAÇÃO ÀS ASSOCIAÇÕES DE TÉCNICAS, ATÉ PORQUE CADA SER HUMANO É MUITO PARTICULAR EM SUAS CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS, E CADA UM RESPONDE DE UMA DETERMINADA FORMA FRENTE SUAS INTERAÇÕES COM A VIDA (ALIMENTAÇÃO, EXERCÍCIOS, TÉCNICAS CORPORAIS, MENTAIS E ESPIRITUAIS, ETC), E DEPOIS DE ATINGIDA CERTA CONSCIÊNCIA DE SI MESMO, O PRÓPRIO CORPO PASSA A SER SELETIVO SOBRE AQUILO QUE FAZ BEM E QUE FAZ MAL A SI MESMO CERTO? E NO FUNDO VÁRIOS CAMINHOS FALAM A "MESMA LÍNGUA", SÓ QUE POR VIAS DIFERENTES, O IMPORTANTE É SENTIR-SE BEM E VER EVOLUÇÃO NO CAMINHO TRILHADO.

    É BASEADO NISSO QUE DIGO QUE ESSE PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO QUE FIZ FOI ALGO MUITO SUAVE, SEM NENHUMA DESSAS BARBARIDADES QUE EXISTEM POR AÍ, E POR ISSO TAMBÉM DIGO QUE PELO MENOS PRA MIM E PARA OS PACIENTES QUE CUIDO, A ASSOCIAÇÃO DAS TÉCNICAS É REALMENTE FANTÁSTICA, E NÃO CHEGA A CRIAR ESSE VAZIO INTERNO, PORQUE NA VERDADE É UM PROCESSO DE REEDUCAÇÃO E NÃO UMA DESCARGA, ISSO É O MAIS BACANA...

    A PRÓPRIA PRÁTICA E DEDICAÇÃO AO YOGA É UM PROCESSO DE REEDUCAÇÃO AO MEU VER, ENTÃO A MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA E A EXTRUTURAÇÃO DAS PRÁTICAS NO DIA-A-DIA AOS POUCOS VAI GANHANDO VIDA PRÓPRIA E VAI ENCONTRANDO SEU ESPAÇO IDEAL, O IMPORTANTE É MANTER O FOCO, E NISSO A ENERGIA VAI NOS GUIANDO AO MELHOR CAMINHO, É NO QUE ACREDITO...

    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  11. Jorge,

    eu senti claramente os efeitos de desintoxicação/limpeza no corpo a partir dos 3 meses de prática regular e constante de Hatha Yoga.

    Não mudei dramaticamente meu estilo de vida.
    Simplesmente pratiquei de maneira regular e constante.
    Não ga$tei com nada, não tem nenhuma contra-indicação que vai ser descoberta depois, como acontece com alguns suplementos alimentares.
    A bioquímica de cada um é relamente individual.

    Senti o organismo se auto-limpando a partir de cerca de 1 ano de prática constante (e essa atividade de auto-limpar é NATURAL, nascemos com ela! E vamos perdendo com o aumentar dos anos por conta de nossas escolhas enganosas/SOFISticadas/SOFISmadas).

    Entonces, nem demora para ter resultados (para quem tem vontade ou não tem preguiça), nem é inacessível ou impossível, é SIMPLES!

    E é, eu realmente descofio de técnicas sofisticadas.
    Comigo, por enquanto, é SIMPLES, ou não é.

    BeijOM,

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!