sexta-feira, 6 de agosto de 2010

A LEI DO VÁCUO

ESSES DIAS ME VEIO UM TEMA EM MEIO ALGUNS PENSAMENTOS DEPOIS DE SER MUITO MAL ATENDIDO NUM ESTABELECIMENTO ALIMENTAR AQUI EM INDAIATUBA...

A MOCINHA ATÉ ERA SIMPÁTICA E ESFORÇADA, MAS A POLÍTICA DE FUNCIONAMENTO DELES DEIXA MUITO À DESEJAR, DEIXA EU EXPLICAR O PORQUE.

EU SEI QUE LÁ ELES TEM UMA PANQUECA DOCE, COM BANANAS, SORVETE DE CREME, PAÇOCA DE AMENDOIM E CALDA DE CHOCOLATE (TUDO BEM VAI, EU TAMBÉM COMO ALGUMAS PORCARIAS DE VEZ EM QUANDO, HEHEHE), E FAZIA UNS 3 MESES QUE EU ESTAVA COM VONTADE... E TAMBÉM QUERIA COMER UMA PANQUECA DE PALMITO ANTES, QUE É MUITO BOA.


CHEGAMOS LÁ JÁ FUI LOGO PEDINDO AS PANQUECAS, E ENTÃO OUVI:
"HUMMM, TINHAM 4 DE PALMITO, ACABARAM..."

ENTÃO PEDI DE BRÓCOLIS COM QUEIJO:
"HUMMM, TAMBÉM ACABARAM, TINHAM 3, SÓ TEM 1 DE FRANGO E 2 DE CALABRESA"

COMO SOU VEGETARIANO ENTÃO JÁ PEDI A DOCE:
"HUMMM, VC ESTÁ COM AZAR HOJE, ACABOU O SORVETE"

COMO ELA PERCEBEU QUE EU FIQUEI SEM OPÇÕES E QUE PROVAVELMENTE IRIA EMBORA, ENTÃO ELA DISSE:
"AH, MAS ESPERA AÍ QUE VOU DAR UM JEITO, ACHO QUE TEM UM POUCO DE SORVETE"

DEPOIS DE UNS MINUTOS ELA ME TROUXE UMA "SOPA" DE CALDA DE CHOCOLATE (QUE NEM ERA CHOCOLATE, ERA AQUELA CALDA ARTIFICIAL), E UMA PANQUECA NO MEIO DO PRATO CHEIA DE BANANAS, E EU PERGUNTEI, MAS E O SORVETE?


SEM JEITO ELA DISSE:
"AH, ESTÁ NO MEIO, É QUE DEVE TER DERRETIDO UM POUCO PORQUE ESQUENTEI AS BANANAS"

ENTÃO PERCEBI LÁ NO FUNDO QUE ELA HAVIA COLOCADO UM POUCO DE POLPA DE AÇAÍ NO MEIO...

ENFIM, COM TODA A CERTEZA ELA PERDEU O CLIENTE.

JÁ NUM OUTRO ESTABELECIMENTO AQUI EM INDAIATUBA É TOTALMENTE O CONTRÁRIO, SEMPRE TEM FILA PRA ENTRAR, ATÉ SENHA TEM, OS PRATOS SÃO MUITO BEM SERVIDOS E O PREÇO É BEM RAZOÁVEL.

A QUESTÃO É A SEGUINTE, O QUE VEM PRIMEIRO? OS CLIENTES VEM E COMEM AS SUAS "3 OU 4" PANQUECAS, E ENTÃO VC PEGA ESSE DINHEIRO E COMPRA MAIS "3 OU 4" COM MEDO DE COMPRAR 10 E TER PREJUÍZO SOBRANDO 2? OU INVESTIR O SUFICIENTE PRA NÃO FALTAR (MESMO QUE CORRA O RISCO DE PERDER UM POUCO COM A SOBRA) E COM ISSO SATISFAZER SEU CLIENTE E ENTÃO ELE TRAZ MAIS CLIENTES E O CICLO CRESCE?


A PRINCIPAL DIFERENÇA ESTÁ BASEADA NA CHAMADA "LEI DO VÁCUO", ONDE PRIMEIRO VC FAZ O MOVIMENTO DE CRIAR ESPAÇO, PRA DEPOIS VIR NOVO PREENCHIMENTO, E ASSIM POR DIANTE. NO PRIMEIRO ESTABELECIMENTO NÃO HAVIA VÁCUO, A PESSOA QUERIA SEMPRE ESTAR "PREENCHIDA", TRABALHANDO COM MEDO DE NÃO SOBRAR NADA, E COM ISSO ELA INVOLUI, POIS O MEDO DE NÃO TER LUCRO GERA O MEDO DE NÃO TER LUCRO, JÁ NO SEGUNDO ESTABELECIMENTO, DESDE O INÍCIO A PESSOA INVESTE E CRIA CONDIÇÕES PARA SER PREENCHIDA (PARA SATISFAZER OS CLIENTES), E ENTÃO A COISA FLUI E VAI EVOLUINDO, POIS A VONTADE DE SATISFAZER OS CLIENTES GERA MAIS VONTADE E ISSO PRIPICIA UM BOM VÁCUO...


QUANDO PEDALAMOS EM GRUPO TAMBÉM EXISTE O VÁCUO, A GENTE FAZ REVEZAMENTO DE QUEM PUXA A FILA PARA QUE OS CICLISTAS QUE ESTÃO ATRÁS CONSIGUAM USAR O VÁCUO E MANTER UMA VELOCIDADE MAIS ALTA SEM FAZER TANTO ESFORÇO, E COM O REVEZAMENTO A GENTE CONSEGUE ATINGIR VELOCIDADES ATÉ 20-30% MAIS ALTAS DO QUE SE PEDALASSE SOZINHO, PRINCIPALMENTE QUANDO O VENTO ESTÁ FORTE.

TESTE E COMPROVE VC MESMO, SE VC DESEJA NOVAS ROUPAS, ENTÃO DOE AS QUE VC TEM E CRIE ESPAÇO PARA NOVAS SURGIREM... SE VC DESEJA RECEBER MAIS CARINHO, DOE MAIS CARINHO E ENTÃO CRIE ESPAÇO PARA RECEBER MAIS... SE VC DESEJA UM NOVO EMPREGO, SE MOVIMENTE, VÁ ESTUDAR, INVISTA E ENTÃO CRIE ESPAÇO!!!

MAS PRESTE ATENÇÃO QUE EU ESCREVI "DOE" E NÃO "DÊ", É BEM DIFERENTE, POIS QUEM DÁ PODE ESTAR ESPERANDO RECEBER ALGO EM TROCA, QUEM DOA JÁ É MAIS INCONDICIONAL, SEM ESPERAR NADA EM TROCA...


SE VC DEIXA O MEDO LIMITAR SUAS DOAÇÕES, ENTÃO O MOVIMENTO É DE FECHAMENTO, INVOLUÇÃO, VC RECEBERÁ CADA VEZ MENOS...

UMA VEZ RESOLVI REGISTRAR MATEMATICAMENTE TODOS OS MEUS GASTOS E O QUE EU GANHAVA, POIS ESTAVA FICANDO COM MEDO DE NÃO CONSEGUIR PAGAR TODAS AS CONTAS, E ENTÃO EU FIQUEI QUASE DOIDO E DOENTE, E COMECEI A FICAR NEGATIVO NO BANCO!!! ENTÃO RESOLVI VOLTAR A FOCAR NO MEU TRABALHO, EM AJUDAR AS PESSOAS E NÃO NAS CONTAS QUE EU TINHA QUE PAGAR, E TUDO VOLTOU AO NORMAL, ALIÁS FICOU MELHOR AINDA!! ESSA LEI DO VÁCUO É MUITO FORTE, TESTE SEM MEDO DE SE DOAR E DE SE DEDICAR A CRIAR ESSE ESPAÇO E VC SERÁ PREENCHIDO COM NOVAS ENERGIAS...

É ISSO, ÓTIMO FINAL DE SEMANA!!

8 comentários:

  1. Joca! tô tentando, amigo... tô tentando!!!!

    mas, como é difícil sair desses pequenos/grandes vícios...

    até

    ResponderExcluir
  2. É SÓ DEIXAR FLUIR MOCINHA, BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  3. OLÁ JORGE,

    SUAS PALAVRAS SEMPRE ME ENSINAM ALGUMA COISA...

    SEU BLOG É MARAVILHOOOSO!

    PARABÉNS.

    ELCI.

    ResponderExcluir
  4. SEJA BEM-VINDA, OBRIGADO PELO COMENTÁRIO, É BOM SABER QUE O QUE ESCREVO TEM UTILIDADE PRA ALGUÉM, SEMPRE QUE PUDER COMENTE OS POSTS POR FAVOR, ISSO ME AJUDA A QUERER ESCREVER MAIS, OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  5. Cabeça.... meu primeiro acesso... Sabe da admiraçãoq ue tenho por vc... vou virar "cliente" do blog...Abraço Irmão.
    Emerson

    ResponderExcluir
  6. GRANDE GAROTO!!! OBRIGADO PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO, SEJA SEMPRE BEM-VINDO PRA CRITICAR, ABRAÇÃO!!

    ResponderExcluir
  7. .:lol:.
    São as forças da Natureza conspirando a seu favor, dando um jeito do seu 'dia da comida trash' não acontecer, rsrsrsrs.

    BeijOM,

    ResponderExcluir
  8. joca, adorei os seus textos , são muito criativos e levam uma mesangem muito boa a todos ! obrigados pelas palavras de hj elas foram muito uteis !
    beeijão , kath :D

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!