quarta-feira, 2 de junho de 2010

KUAN YIN - A GRANDE MÃE

Uma das traduções ao mantra que dá nome a este BLOG é "Saúdo a Jóia do Lótus", esta Jóia do Lótus é a Mãe Divina chamada por Kuan Yin, sendo a representação de todo o Amor Incondicional e Compaixão do universo.

Para os chineses, a energia yin é associada ao feminino, à suavidade, aos sentimentos profundos. Também está ligada à água, à noite e ao silêncio. Todas essas qualidades ajudam a descrever Kuan Yin, ou Kuan Shih Yin, “aquela que ouve os lamentos do mundo”. Em muitos países da Ásia, é a amada MÃE DIVINA, que cura e alivia os sofrimentos, pois de seu coração transbordam AMOR INCONDICIONAL E COMPAIXÃO. Exprime o arquétipo da mãe que compreende os filhos e os ajuda sempre desde que o pedido seja justo. “A repetição de seus mantras é poderosa e eficaz”.


Diz-se que Kuan Yin já viveu na Terra. Era filha de um rei desejoso que ela se casasse com um príncipe para absorver mais poder. Mas Kuan Yin decidiu ir para um convento, onde aperfeiçoaria as práticas espirituais. Inconformado com a decisão da filha, o rei pediu às monjas que fossem duras com ela para ver se Kuan Yin desistiria do intento. A princesa não cedeu, e o rei jamais a perdoou. Já velho e doente, mandou chamar a filha. Generosa, ela o curou com um toque de mão. Além disso, Kuan Yin fez o voto de não ingressar no Nirvana – lugar (ou estado) de suprema beatitude – enquanto um só ser do universo precisasse de sua ajuda.

É esse seu voto de ajuda incodicional que os fiéis lembram a ela quando pedem seu auxílio. Como um bodisatva (pessoa elevada que se sacrifica em benefício do mundo), ela sempre os atende. É bem provável que Kuan Yin seja a forma chinesa de uma divindade do Tibete: Tara, a tradução de “estrela”, a deidade da compaixão, que teria chegado à China com o budismo. Para os chineses, a representação tibetana (e indiana) de Avalokistevara, o Buda da Compaixão, era estranha: um ser com várias cabeças e braços, simbolizando a capacidade de ajudar. A doce Tara era mais aceitável como a imagem de amor e foi ela que se propagou sob a forma de Kuan Yin.


Os símbolos mais associados a Kuan Yin são o lótus branco, o vaso de néctar da longa vida e da felicidade (ou orvalho doce), um alvo pássaro, o mar e os peixes, o salgueiro e a pedra (ou pérola) que realiza todos os desejos (chintâmani, no antigo idioma sânscrito). Muitas vezes, Kuan Yin é representada próxima a um dragão (símbolo da sabedoria celestial) ou acompanhada de dois serviçais. Seu mantra, repetido com a ajuda de um mala (rosário) de 108 contas, é:
NAMO TA-PEI KWAN SHIH YIN P'U-SA(em Chinês)
NAMO MAHA KARUNA KWAN YIN BODHISATTVA( em Sânscrito)
OM MANI PADME HUM (tibetano antigo), ESTE É O NOME DADO A ESTE BLOG, A ESSÊNCIA DAS IDÉIAS QUE PROCURO PASSAR...

AMOR E COMPAIXÃO À TODOS...

2 comentários:

  1. a simbologia é aquilo que nos ajuda na jornada do viver... o sagrado... o mistério... sempre será inerente ao humano.

    bonito post.

    até

    ResponderExcluir
  2. OI LINDA, OBRIGADO PELA VISITA E PELO COMENTÁRIO, VC POÉTICA COMO SEMPRE!!

    BEIJOS!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!