quarta-feira, 7 de abril de 2010

A SABEDORIA DA AUSÊNCIA DE EGO

[...] Imagine uma pessoa que subitamente acorda num hospital depois de sofrer um acidente de carro na estrada, e percebe que está com amnésia total. Por fora, tudo está intacto: ela tem o mesmo rosto, a mesma forma, os sentidos e a mente estão lá, mas não tem a menor idéia ou o menor vestígio de memória de quem é. Exatamente do mesmo modo, não conseguimos nos lembrar da nossa verdadeira identidade, nossa natureza original. Freneticamente e na realidade apavorados, procuramos e improvisamos outra identidade, uma em que possamos nos agarrar com todo o desespero de alguém que vai cair num abismo. Essa identidade falsa e assumida em ignorância é o
ego .



Desse modo, o ego é a ausência do conhecimento verdadeiro de quem somos, juntamente com o seu resultado: um malfadado apego, mantido a não importa que preço, a uma imagem remendada e improvisada de nós mesmos, um eu inevitavelmente charlatanesco e camaleônico que está sempre mudando e que precisa mudar para manter viva a ficção da sua existência. Em tibetano, o ego é chamado dak dzín, que quer dizer agarrado a um eu . O ego é assim definido como um movimento incessante de agarrar-se em uma noção ilusória de eu e meu , desse mesmo e do outro, e em todos os conceitos, idéias, desejos e atividades que sustentam essa falsa construção.



Esse agarrar-se é fútil desde o início e condenado à frustração. Uma vez que não tem
nenhuma base ou verdade, e aquilo a que nos agarramos é, por sua própria natureza, impossível de reter. O fato de que precisamos nos agarrar a continuar agarrados a alguma coisa mostra que nas profundezas de nosso ser sabemos que o eu não existe inerentemente. Desse conhecimento secreto e assustador nascem todas as nossas inseguranças fundamentais e o nosso medo. [...]

E ainda que possamos ver além das mentiras do ego, estamos assustados demais para
abandoná-lo; porque sem um verdadeiro conhecimento da natureza da nossa mente, ou real identidade, simplesmente não temos outra alternativa .

LIVRO TIBETANO DO VIVER E DO MORRER Sogyal Rinpoche

5 comentários:

  1. "A mente do homem perfeito é como um espelho, não segura nada, não espera nada. Reflete, mas não prende. Por isso o homem perfeito pode agir sem esforço."...acho que tem um pouco haver!

    O que queria dizer realmente é que do ponto de vista da 'histótia', ou seja uma perspectiva mental sobre o assunto, além de tudo isso, a sociedade conforme ela é hoje potencializa estas duvidas e medos a 'N' graus, multiplica as identidades que construimos e a velocidade e mudanças que passamos por 'X', tornando nossa busca pessoal muito mais complicada. Esta busca transforma-se em uma desesperada correria do homem para ser parte desta sociedade, este coloca-se sobre o foco de mecanismos que orientam suas ações sem que este perceba ou se de conta, vigiando-o e punindo-o. Além da do que a historia aborda estes mecanismos causam chagas nas almas dos seres humanos, bem como voce disse, primo. O sistema esvazia e resignifica tudo que toca, seja fisico, mental, ou espiritual, assim tudo fica superficial, incompleto e apartir de certo ponto falso, retira-se as historicidades e temporalidades. Não há como mudar o sistema, sem conhecer as armas deste e usando armas que diferentes das que ele usa, devemos moldar nossas conviccsões e verdades para dialogar com aqueles que amamos, nada é definitivo, e sim, tudo é transformavel.
    Seria bom se pudessemos ver atráves das descepções, da cortina da modernidade e da anemia da vida.

    Peço desculpas se de algum modo o que escreve parece definitivo ou mesmo como verdade absoluta, este nunca é meu intuito qdo deixo recados, mas devo assumir que sou imaturo na escrita e as vezes na fala, ainda tenho muito oq trabalhar para 'agir sem esforço' e sempre com mais humildade.

    Muito obrigado por mais está reflexão primo, cada dia me faz pensar mais e mais.
    Abração

    ResponderExcluir
  2. OPA, GRANDE COMENTÁRIO ZÉ, PORQUE VC NÃO FAZ UM BLOG TB? HEHEHE, POISÉ, NA VERDADE OS RELACIONAMENTOS SOCIAIS SERVEM PRA GENTE IDENTIFICAR NOS OUTROS AQUILO QUE TEMOS DENTRO DA GENTE, SÓ ATRAVÉS DO SOCIAL É QUE CONSEGUIMOS ENTENDER MUITAS COISAS E CRESCER, O IMPORTANTE É REALMENTE USAR ESSE "ESPELHO" SOCIAL PRA OLHAR PRA GENTE MESMO, NOSSOS COMPORTAMENTOS E ATITUDES, E COM ISSO, SEMPRE ATRAVÉS DA HUMILDADE, PROCURAR A MELHOR FORMA DE TRANSCENDÊ-LOS E NOS TORNARMOS UM POUCO MAIS DE NÓS MESMOS A CADA DIA, PARA NO FINAL DE TUDO APRENDERMOS QUE SOMOS PARTE DE UM TODO E QUE O TODO FAZ PARTE DA GENTE, FORMANDO O GRANDE "UNO"...

    ABRAÇOS E OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  3. Assino em baixo Primo!

    Abração!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Namaste

    Rs... engraçado ler isso pois este pensamento já passou pela minha mente.
    A primeira vez q percebi que ao contrario do que dizem "Que somos o que pensamos" foi lendo.
    E ainda assim no começo pensava que aquele escritor pensa como eu, até perceber que o que nós tornava comum era apenas a vibração.
    Assim como as estações de radio, apegar-se ao pensamento é tambem uma forma de fortalecer o ego.
    Somos uma flauta a ser tocada pelo divino, tudo que é bom passou pelo vazio que há em nós. Já percebeste que todo o universo veio do vacuo?
    Todas as más ações são reflexos do ego, que justifica a sede dos instintos sem agarrar a oportunidade de observa-los e agir com sensatez.

    Mas ainda assim, muita cautela, a muito tempo Cristo disse: " Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem."

    Sendo assim a melhor maneira de propagar nossos conhecimentos ainda não é atravez das pelavras, e nem todos ainda possuem a capacidade de ir alem dela, se assim fosse Cristo não teria sido tão mal interpretado. Incrivelmente ele diz muito sobre o ego, mas utiliza outras palavras, demonio é uma delas.

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE ELISA, OBRIGADO PELA LEITURA E PELO COMENTÁRIO, POSSO RETRUCAR? VAMOS LÁ:

    SOBRE A PARTE QUE VC ESCREVER: "Todas as más ações são reflexos do ego", E "diz muito sobre o ego, mas utiliza outras palavras, demonio é uma delas.", HOJE MINHA VISÃO SOBRE ISSO É O SEGUINTE, O "EGO" EM SI NÃO É RUIM E NÃO FAZ MALDADE, O QUE É RUIM E FAZ MALDADE É O NOSSO APEGO AO QUE O EGO PRODUZ EM NOSSAS MENTES, E NA VERDADE VEJO O EGO COMO O PRINCIPAL MEIO DE EVOLUÇÃO RÁPIDA QUE TEMOS A OPORTUNIDADE DE DESFRUTAR VIVENDO NESTA DIMENSÃO, PORQUE O EGO COM SUAS DEFESAS, MEDOS E ORGULHOS, NOS MOSTRA EXATAMENTE AQUILO QUE NÃO DEVEMOS SER (E QUE NÃO SOMOS), ENTÃO ELE NOS AJUDA MUITO A PERCEBER AQUILO QUE REALMENTE SOMOS, ATRAVÉS DE NOS MOSTRAR AQUILO QUE NÃO SOMOS, PERCEBE ISSO??

    É REALMENTE UMA VIA DE EVOLUÇÃO FANTÁSTICA, QUE NOS PERMITE (SERES HUMANOS), EVOLUIR E ATINGIR A ILUMINAÇÃO, OU ESTADO CRÍSTICO, OU ESTADO BÚDICO, OU UNIDADE, ENFIM, NUMA ÚNICA EXISTÊNCIA!!! ISSO É MARAVILHOSO, ENTÃO NÓS ACABAMOS FAZENDO UMA IMAGEM DE QUE O EGO É UM INIMIGO, MAS NA VERDADE ELE É O MAIOR ALIADO QUE TEMOS, DESDE QUE ASSOCIADO COM UM POUCO DE CONSCIÊNCIA E SENSIBILIDADE PERCEPTIVA NÉ...

    PELO MENOS É O QUE EU CONSIGO COMPREENDER HOJE, AMANHÃ QUEM SABE NÃO É MESMO?

    MUITO OBRIGADO,

    NAMASTÊ

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!