segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

"ELOGI-AÇÃO"

VC JÁ ELOGIOU ALGUÉM HOJE? POISÉ, TALVEZ ISSO SEJA INCOMUM EM SUA VIDA... MAS E VC JÁ CRITICOU ALGUÉM HOJE? HUMMM ISSO É MAIS FÁCIL NÃO É MESMO?

ELOGIAR AO INVÉS DE CRITICAR (DESTRUTIVAMENTE, NO SENTIDO DE ENCONTRAR ALGO DE RUIM NO OUTRO E REFORÇAR ISSO), ELOGIAR É MAIS MADURO, ENVOLVE CONHECIMENTO DE SI MESMO PARA NÃO PERMITIR QUE SEU ORGULHO SE ENVOLVA E FAÇA VC SE SENTIR "MENOS" QUE O OUTRO PELO FATO DE ELOGIAR UMA CARACTERÍSTICA NO OUTRO QUE TALVEZ VC NÃO POSSUA, OU QUE TALVEZ OBTENHA RESULTADOS "RACIONALMENTE INFERIORES" AOS DA PESSOA ELOGIADA...



TODOS TEMOS CARACTERÍSTICAS DUALISTAS QUE PERMITEM ANÁLISES E INTERPRETAÇÕES TAMBÉM DUALISTAS, A MESMA CARACTERÍSTICA QUE ALGUÉM ADORA EM VC, OUTRO PODE SIMPLESMENTE ODIAR, ISSO É COMUM E INERENTE À COMPLEXIDADE NATURAL DE TODOS OS SERES, PORÉM, APRENDER A ELOGIAR (E NÃO DIGO SER FALSO OU FICAR PUXANDO O SACO DE NINGUÉM, MAS SIM APRENDER A OBSERVAR O LADO BOM DAS DUALIDADES PRESENTES NO OUTRO, APRENDER A PERCEBER ALGO DE BOM NO OUTRO, E SIMPLESMENTE DESTACAR QUE ISSO FOI PERCEBIDO, POIS MUITAS VEZES O OUTRO NEM SABE QUE POSSUI TAL CARACTERÍSTICA POSITIVA E AGRADÁVEL), PODE TE CONDUZIR A EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS FANTÁSTICOS.

ISSO PROMOVE SENSAÇÕES BOAS PARA AMBOS OS LADOS, QUEM ELOGIA SENTE OS EFEITOS DA HUMILDADE, UMA SENSAÇÃO DE "LEVEZA", E QUEM É ELOGIADO SENTE-SE ACEITO, SENTE-SE QUE FAZ PARTE DE ALGO, OU QUE PELO MENOS ESTÁ PARTICIPANDO NAQUELE MOMENTO DA VIDA DE QUEM ESTÁ ELOGIANDO... É UM MOMENTO DE CUMPLICIDADE INCONDICIONAL (DESDE QUE O ELOGIO SEJA SINCERO E SEM ESPERAR NADA EM TROCA NÉ!)


TENTE PRATICAR E ELOGIAR MAIS AS PESSOAS, MESMO QUE SEJAM COISAS SIMPLES COMO UMA REFEIÇÃO BEM PREPARADA, UMA ROUPA BACANA, UM GESTO DE BONDADE, UM SORRISO SINCERO, UM BOM DESEMPENHO EM QUALQUER AÇÃO REALIZADA, ENFIM... ELOGIAR SÓ VAI AJUDAR A QUEBRAR ALGUMAS BARREIRAS E LIMITES QUE POSSAM EXISTIR ENTRE AS PESSOAS, TORNANDO QUALQUER TIPO DE RELAÇÃO MAIS "LEVE"...

ME LEMBRO DE UM EXEMPLO MUITO BACANA QUE ACONTECEU COMIGO QUANDO TINHA 16 ANOS, UMA PROFESSORA CHAMADA "NAIR", UMA SENHORA DE UNS 70 A 80 ANOS NA ÉPOCA, ELA SIMPLESMENTE RESOLVEU PEGAR NO MEU PÉ, TODA AULA ELA FICAVA DE OLHO EM MIM, E QUALQUER COISA QUE EU FIZESSE ELA JÁ IMPLICAVA E FICAVA PEGANDO NO MEU PÉ, ISSO ME ENCOMODAVA E EU QUERIA MOSTRAR PRA ELA QUE EU NÃO ERA UM MAL ALUNO, MAS QUE A GALERA ERA MUITO ZOEIRA E EU ACABAVA ZOANDO UM POUCO TAMBÉM, HEHEHE. (ISSO FOI NO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA).


ENTÃO PERCEBI QUE ELA SEMPRE SE VESTIA MUITO BEM, CHEGAVA TODA "EMPEREQUETADA" E PERFUMADA, ENTÃO RESOLVI FAZER UM ELOGIO (SINCERO, PORQUE ELA REALMENTE SE PREPARAVA TODA PRA IR DAR AULA, ERA ALGO IMPORTANTE PRA ELA), ELOGIEI UM LENÇO QUE ELA USAVA NO DIA, E PARA MEU ESPANTO A MUDANÇA FOI RADICAL!! NAQUELE MESMO MOMENTO ELA ABRIU UM SORRISO E RESOLVEU CONTAR A HISTÓRIA DAQUELE LENÇO FRANCÊS (DE PARIS), E DESDE AQUELE DIA NÃO TIVE MAIS PROBLEMAS COM ELA, CADA DIA EU ELOGIAVA ALGUMA COISA E ELA FICAVA TODA FELIZ E CONVERSAVA SOBRE OS PERFUMES, AS ROUPAS, ENFIM... ISSO FOI TÃO LEGAL QUE A GENTE CRIOU UMA CERTA AMIZADE, CHEGUEI A DAR UMA FLOR PRA ELA, FUI ATÉ A CASA DELA UMA VEZ TOMAR CHÁ, ELA ERA APENAS UMA SENHORA CARENTE QUE TINHA UMA HISTÓRIA DE VIDA MUITO INTERESSANTE (ELA QUASE MORREU QUANDO CRIANÇA, CAIU ÁGUA FERVENTE NO CORPO DELA INTEIRO, MAS ELA SOBREVIVEU E SEMPRE BATALHOU NA VIDA, CRIOU OS FILHOS E CUIDOU DO MARIDO SEMPRE BATALHANDO, NÃO VÍAMOS ELA RECLAMAR DE NADA, ESTAVA SEMPRE DISPOSTA A SORRIR, BASTAVA A GENTE ELOGIÁ-LA).


QUANDO ESTIVER NUMA SITUAÇÃO ONDE SUA MENTE LHE TROUXER A VONTADE DE RECLAMAR OU DE CRITICAR NEGATIVAMENTE ALGUMA COISA OU ALGUÉM, TENTE OBSERVAR SE EXISTE ALGO QUE POSSA SER ELOGIADO DE FORMA SINCERA, E SIMPLESMENTE ELOGIE! OS RESULTADOS PODEM SER ESPANTOSOS!!

ÓTIMA SEMANA À TODOS,

NAMASTÊ

2 comentários:

  1. Eu acredito que viveriamos em um mundo muito mais bonito, se as pessoas, fossem dadas a atos suaves, como este de elogiar. beijo no coração.

    ResponderExcluir
  2. COM TODA CERTEZA, OBRIGADO!

    UM ABRAÇO!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!