quinta-feira, 4 de março de 2010

SOU TRIATLETA, NÃO DESISTO NUNCA!

COMO ALGUNS DE VOCÊS SABEM EU SOU TRIATLETA.
ME CONSIDERO TRIATLETA DESDE JUNHO DO ANO PASSADO, QUANDO CONSEGUI REALIZAR MINHA PRIMEIRA PROVA DE TRIATHLON EM UBATUBA, O QUE PRA MIM FOI UM FEITO MARAVILHOSO, UMA VEZ QUE COMECEI A PRATICAR AS TRÊS MODALIDADES HÁ APENAS 2 ANOS, E AINDA MAIS QUE EU NÃO SABIA NADAR E PRA "AJUDAR" MEU CORPO NÃO AJUDA, POIS TENHO OS BRAÇOS E TRONCO PEQUENOS (TENHO APENAS 1,64 DE ALTURA HEHEHE), MEU TRONCO É LARGO E MINHA DENSIDADE CORPORAL É ALTA, E POR TUDO ISSO NADAR PRA MIM É REALMENTE UMA LUTA! MAS AINDA BEM QUE INVENTARAM A ROUPA DE BORRACHA, O QUE ME AJUDA BASTANTE NAS PROVAS...


SER TRIATLETA AMADOR ENVOLVE MUITAS ADVERSIDADES E ALÉM DAS QUE VOU CITAR CADA UM SABE DAS SUAS ADICIONAIS, PRA MIM ALGUMAS COISAS QUE DIFICULTAM OS TREINAMENTOS SÃO:

-TRABALHO: NORMALMENTE O AMADOR POSSUI UM OFÍCIO, AO QUAL DEDICA UMA BOA PARTE DE SEU DIA (NO MEU CASO PELO MENOS DE 8 A 14 HORAS POR DIA) ALÉM DE COMER, CUIDAR DA CASA (POIS MORO SOZINHO), FAZER COMPRAS, ETC...

-RELACIONAMENTOS: FAMÍLIA MORA LONGE, ALGUNS EM SAMPA, OUTROS EM AMPARO, ENTÃO QUANDO QUERO VISITAR ALGUM DELES PRECISO VIAJAR, O QUE LEVA ALGUMAS HORINHAS. AMIGOS TENHO POUCOS, MAS ÀS VEZES ROLAM ALGUNS COMPROMISSOS QUE NOS LEVAM A DORMIR TARDE (O QUE É ÓTIMO, DAR RISADAS E SE DIVERTIR, MAS TREINAR SEM DORMIR DIREITO É MAIS DIFÍCIL AINDA). E A MINHA NAMORADA, QUE MERECE MAIS ATENÇÃO DO QUE EU DOU, MAS QUE É DIFÍCIL CONCILIAR A DEDICAÇÃO QUE ELA MERECE COM OS TREINAMENTOS E PROVAS... (TAMBÉM NÃO ESTOU RECLAMANDO HEIM!!)

-ALIMENTAÇÃO: NÃO TENHO NINGUÉM PRA CUIDAR DA MINHA COMIDA, ENTÃO NO TEMPO QUE DÁ PROCURO PREPARAR LANCHES SAUDÁVEIS PARA OS PRÉ E PÓS TREINOS, AINDA BEM QUE TENHO NUTRICIONISTA (OBRIGADO LÍGIA), QUE ME AJUDA BASTANTE, PORÉM ÀS VEZES É DIFÍCIL ENCONTRAR AS COISAS CERTAS PARA COMER NOS RESTAURANTES E PADARIAS (AINDA MAIS QUE SOU VEGETARIANO).

-POUCO DESCANÇO: O PROFISSIONAL TREINA, COME E DORME, DORME MUITO! PORÉM, O AMADOR COM TODAS AS OUTRAS RESPONSABILIDADES, TREINA, COME, E TRABALHA!! HEHEHE, E A GENTE SABE O QUANTO FAZ FALTA DUAS HORINHAS A MAIS DE SONO PRA RECUPERAR E ACORDAR PRONTO PARA UM NOVO DIA DE TRAMPO E TREINOS.



-EQUIPAMENTO E PROVAS: CUSTAM CARO, ALGUMAS CUSTAM BEM CARO, ALÉM DA HOSPEDAGEM, OU DA GASOLINA E PEDÁGIOS, ISSO TAMBÉM É UMA DIFICULDADE...

ENFIM, APESAR DE TUDO ISSO, ALÉM DE TODOS OS TREINOS INDIVIDUAIS (NO MÍNIMO 3 TREINOS DE CADA MODALIDADE POR SEMANA), AOS SÁBADOS O GRUPO DA GAITOVA SE REÚNE PRA FAZER UM TREINO SIMULADO DE UMAS 2:30 A 3 HORAS, E MESMO COM TODAS ESSAS DIFICULDADES ESTAMOS LÁ PRATICAMENTE TODOS OS SÁBADOS NADANDO, PEDALANDO E CORRENDO, COM MUITO BOM HUMOR, SUOR E DEDICAÇÃO.

QUANDO REFLITO SOBRE O QUE A GENTE FAZ EU PENSO QUE HÁ DOIS ANOS ATRÁS EU ACHARIA ESSE POVO UM BANDO DE DOIDOS TORRANDO OS MIOLOS NO SOL, E ACHARIA IMPOSSÍVEL EU FAZER ISSO TAMBÉM... MAS HOJE SEI QUE A CAPACIDADE DEPENDE DO QUANTO EU ACREDITO, ME DEDICO E ME SUPERO NOS TREINAMENTOS, E QUANDO VEJO A GENTE TREINANDO EU PENSO: "NÓS SOMOS É GUERREIROS!!", O QUE ME AJUDA MUITO A LIDAR COM AS DIFICULDADES DA VIDA, E QUANDO ME DEPARO COM ALGUMAS DAS MAIS DURAS E DIFÍCEIS EU ME LEMBRO: "EU SOU UM TRIATLETA, NÃO DESISTO NUNCA!!"



O MELHOR EXEMPLO QUE POSSO DAR A VOCÊS É UM VÍDEO QUE GOSTO MUITO, A PRIMEIRA VEZ QUE ASSISTI ME EMOCIONEI E REALMENTE PERCEBI QUE O TAMANHO DOS PROBLEMAS QUE ENFRENTAMOS DEPENDE DO TAMANHO DA GARRA, DETERMINAÇÃO E DEDICAÇÃO DE CADA UM DE NÓS, ASSISTAM AO VÍDEO E ENTENDAM DO QUE ESTOU FALANDO... E SÓ PRA COMENTAR, A PROVA QUE É REALIZADA NO VÍDEO É UM IRON MAN, OU SEJA, 3.8KM DE NATAÇÃO, 180KM DE BIKE E 42KM DE CORRIDA SEGUIDOS! REFLITAM UM POUCO E PENSEM QUE TODOS SOMOS CAPAZES DE REALIZAR TUDO AQUILO QUE ACREDITAMOS SERMOS CAPAZES DE FAZER... SEUS PROBLEMAS SÃO DO TAMANHO QUE VOCÊ ACREDITA QUE ELES SÃO...

ABRAÇOS E LUZ À TODOS...


video

4 comentários:

  1. Te conheço além de atleta e posso afirmar que você leva essa persistência e dedicação para outras áreas da sua vida! Parabéns e continue assim! O esporte nos ensina muito mesmo!

    Quanto ao vídeo, é demais! Tive a oportunidade de ler um livro sobre eles e é realmente emocionante, algo para lembrarmos quando reclamamos de algo...

    Abração,

    Ale

    ResponderExcluir
  2. PUTZ, VALEU ALÊ, AFINAL GUERREIRO É GUERREIRO NÉ! HEHEHE, COM CERTEZA O ESPORTE AJUDA MUITO A GENTE A PERCEBER QUE NOSSA CAPACIDADE DEPENDE MUITO DE QUANTO A GENTE SE ESFORÇA E ACREDITA... DEPOIS ME PASSA O NOME DESTE LIVRO OK? OBRIGADO E VOLTE SEMPRE, ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Este vídeo realmente é muito emocionante. Emocionante tb são as palavras como vc descreve e vê a VIDA. Obrigada por vc existir! Nunca me esquecerei do trabalho e do carinho que vc teve perante a minha depressão, que quase me levou embora e que hoje estou de volta. Você me fez acreditar que existem pessoas que realmente valem a pena, que o esporte pode mudar a nossa vida! Quem sabe um dia, haverei de ser uma "bi" ou triatleta...com narração do Galvão Bueno...rs Vc tb é um exemplo a ser seguido! Parabéns pelas suas atitudes! Bjs de sua amiga Keila

    ResponderExcluir
  4. AÔ KEILINHA... FAÇO TUDO COM MUITO CARINHO, OBRIGADO PELAS PALAVRAS, SÃO MUITO IMPORTANTES PRA MIM, ESTOU POR AQUI SEMPRE QUE PRECISAR, BEIJÃO!!!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!