terça-feira, 16 de março de 2010

DOR - LINGUAGEM CORPORAL

BOM, COMO A MAIORIA DE VCS SABEM, EU SOU FISIOTERAPEUTA E TRABALHO COM ACUPUNTURA E TERAPIA MANUAL, O QUE IMPLICA EM CERCA DE 80% DOS MEUS PACIENTES APRESENTAREM COMO QUEIXA PRINCIPAL ALGUM TIPO DE "DOR".



EU ADORO TRABALHAR COM DOR, PORQUE AO INVÉS DE SER COMO "ALGO A SER COMBATIDO" COMO A MEDICINA CONVENCIONAL FAZ, TRATANDO NA BASE DO "ANTI"-INFLAMATÓRIO, "ANTI"-DOR (ANALGÉSICOS), A DOR NA VERDADE É UM MARAVILHOSO MECANISMO QUE O CORPO POSSUI PARA MOSTRAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO DE ERRADO NO ORGANISMO, FUNCIONANDO NA VERDADE COMO UMA LINGUAGEM CORPORAL.

POISÉ, PARECE MEIO DOIDO, MAS ATRAVÉS DO LOCAL, DA FREQUÊNCIA, DA INTENSIDADE E DE OUTROS DETALHES, A DOR CONSEGUE NOS MOSTRAR QUAL A SUA VERDADEIRA ORIGEM, CUJA QUAL QUASE SEMPRE NÃO ESTÁ NO LOCAL ONDE A DOR ESTÁ SENDO MANIFESTADA.

POR EXEMPLO, É MUITO COMUM EU TRATAR MULHERES QUE APRESENTAM DOR NOS JOELHOS, E AO INVESTIGAR AS CARACTERÍSTICAS DESSA DOR, ELA MOSTRA QUE NA VERDADE O PROBLEMA VEM DOS OVÁRIOS, E A DOR SE AGRAVA NA FASE OVULATÓRIA OU MENSTRUAL, O QUE NOS MOSTRA QUE A CAUSA ESTÁ NOS OVÁRIOS E NÃO NOS JOELHOS, ISSO É MARAVILHOSO!!



AS DORES PODEM NOS MOSTRAR PROBLEMAS HORMONAIS, GÁSTRICOS, CARDÍACOS, EMOCIONAIS (QUEM NÃO TEVE DOR NO ESTÔMAGO POR PASSAR NERVOSO? OU DOR DE CABEÇA?), ENFIM, ELAS SEMPRE ESTÃO TENTANDO NOS MOSTRAR QUE EXISTE ALGO DE ERRADO ACONTECENDO EM ALGUM LUGAR NOBRE DO ORGANISMO, GERALMENTE ALGUM ÓRGÃO.



NÃO VOU ME PROLONGAR MUITO EXPLICANDO OS MECANISMOS ENVOLVIDOS NESSA LINGUAGEM MÁGICA DO CORPO, OU FICAR DANDO MILHARES DE EXEMPLOS QUE ENCONTRO NO DIA A DIA DO CONSULTÓRIO, SÓ GOSTARIA QUE VCS PENSASSEM A RESPEITO QUANDO TIVEREM ALGUM TIPO DE DOR, E QUE AO INVÉS DE SIMPLESMENTE MASCARAREM ESSA LINGUAGEM COM MEDICAMENTOS, PROCURE PERCEBER O QUE ESTA DOR ESTÁ TENTANDO TE ENSINAR, TE MOSTRAR... SE TIVER DIFICULDADES, PROCURE UM PROFISSIONAL HABILITADO EM ACUPUNTURA, PSICOLOGIA, FITOTERAPIA, OU OUTROS RECURSOS NATURAIS QUE SÃO MENOS AGRESSIVOS E QUE BUSCAM TRATAR MAIS DIRETAMENTE A CAUSA AO INVÉS DA DOR EM SI...

DESTA FORMA VC ESTARÁ SE RESPEITANDO MAIS, APRENDENDO MAIS SOBRE SEU CORPO E ATÉ MESMO PREVENINDO PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS GRAVES.

QUALQUER DÚVIDA ESTOU POR AQUI, OBRIGADO E ABRAÇOS!!

6 comentários:

  1. adoro as fotos... san

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post! Sempre fui contra tomar anti-inflamatórios justamente por camuflarem o problema.... muita gente começa a ter dor e sai tomando remédio!

    Porém também acho que muito dessa cultura foi sempre difundida, de maneira equivocada, pelos médicos.

    Nunca fui a um médico com alguma dor sem que ele(a) não tenha me receitado um anti-inflamatório! É claro que na grande maioria das vezes eu não tomei, mas mostra o caminho em atacar o problema e não a causa!!!

    Abraço,

    Ale

    ResponderExcluir
  3. POISÉ ALÊ, A REALIDADE DA CULTURA MÉDICA OCIDENTAL AINDA É MUITO LIMITADA... ESPERO UM DIA AJUDAR A MUDAR ISSO, E ENTÃO PODER MOTRAR ÀS PESSOAS QUE GRANDE PARTE DAS CURAS ESTÁ DENTRO DELAS MESMAS...

    VALEU, ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  4. José Roberto R. F.17 de março de 2010 16:48

    venhamos e convenhamos, para uma cultura que até o século 19 achava motivo de orgulho vestir roupas com o maior numero de manchas de sangue possivel, sendo isso que determinava um bom médico, fica dificil de aceitar... Desde a idade média, já no relacionamento com os Árabes notou-se o 'abismo' entre os conhecimentos da medicina oriental e extrema oriental (com os chineses e indianos) em relação a bitolada medicina européia. Não podemos esperar que uma medicina tão jovem tenha a sabedoria de milenios de estudo. Por este motivo admiro o trabalho do meu primo, mesmo que conhecendo um pouco e este pouco ter me ajudado em algumas vezes.
    Ainda acredito que no futuro, os dois caminhos irão se cruzar e gerar uma forma de conhecimento mental/espiritual, capaz de realizar feitos espantosos.
    Abraço Jó

    ResponderExcluir
  5. José Roberto R. F.17 de março de 2010 16:52

    Corrigindo e completando: "Por este motivo admiro o trabalho do meu primo, mesmo que conhecendo somente um pouco deste, pois vejo um conhecimento e entedimento do corpo, que vi poucas vezes em minha vida e para falar a verdade somente em um lugar, que nem médico é. Afinal sempre que conversamos acabo aprendendo algumas coisinhas a mais."

    ResponderExcluir
  6. OPA, GRANDE ZÉ, MUITO OBRIGADO POR LER O QUE ESCREVO E PELO GRANDIOSO COMENTÁRIO... QUEM SABE UM DIA EU POSSA COLABORAR PRA QUE ESSA UNIÃO ENTRE AS MEDICINAS SE FAÇA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, E COM ISSO POSSA BENEFICIAR A TODAS AS PESSOAS DE FORMA SIMPLES, PREVENTIVA, EFICAZ E GRATUITA!!!

    ABRAÇÃO!!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, ABRAÇOS!!