POIS BEM, ESTE NÃO É APENAS MAIS UM POST FILOSÓFICO, É UM EXERCÍCIO MARAVILHOSO QUE APRENDI EM ALGUNS ESTUDOS INDIANOS (MILENARES), DE "VIVER A MORTE", E QUANDO DEIXAMOS O MEDO E OS PRÉ-CONCEITOS DE LADO E CONSEGUIMOS ENCARAR ESTA QUESTÃO COMO ALGO INESCAPÁVEL E UNIVERSAL, AÍ PODEMOS APRENDER MUITO COM ESTE TIPO DE EXERCÍCIO!
QUANDO FAÇO ESTA PRÁTICA (NÃO É A PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO ISSO E A CADA VEZ APRENDO MAIS), PENSO EM DIVERSAS COISAS, MAS PRINCIPALMENTE ACABO FOCANDO EM DOIS TÓPICOS PRINCIPAIS, "COMO ME SENTIRIA E/OU COMO GOSTARIA DE ME SENTIR SE FOSSE MORRER AMANHÃ", E "O QUE EU PENSARIA".
COM TODA CERTEZA A PRINCIPAL SENSAÇÃO QUE GOSTARIA DE SENTIR É A DE "PAZ", SEM ARREPENDIMENTOS, SEM A MALDITA QUESTÃO "AI SE EU TIVESSE FEITO ISSO E NÃO FEITO AQUILO...", APENAS A SATISFAÇÃO DE TER FEITO O MÁXIMO QUE PUDE E DE PROCURAR A MAIOR PARTE DO TEMPO MANTER A INTENÇÃO DE BONDADE E CONSTRUTIVISMO EM MINHAS AÇÕES, RELAÇÕES E PENSAMENTOS...
O QUE EU PENSARIA? COM CERTEZA NÃO SAIRIA FAZENDO UM MONTE DE LOUCURAS, GOSTARIA APENAS DE SE POSSÍVEL REVIVER AS COISAS QUE REALMENTE IMPORTAM, (E SE A GENTE NÃO TEM MUITA CONSCIÊNCIA SOBRE O QUE REALMENTE IMPORTA HOJE, PODE APOSTAR QUE LOGO ANTES DE MORRER AS PRIORIDADES SE MANIFESTAM NATURALMENTE), COM CERTEZA NÃO GASTARIA NEM UM MINUTO PRA FICAR REMOENDO COISAS RUINS, RAIVAS, MEDOS, INTRIGAS, BRIGAS E ETC.
FICARIA FOCADO NAS "TROCAS" CONSTRUTIVAS QUE ESTABELECI, SEJA ENSINANDO, APRENDENDO, PRATICANDO, CONVERSANDO, TOCANDO, SENTINDO, CHEIRANDO, DEGUSTANDO, ABRAÇANDO, ENFIM... COISAS QUE ACONTECEM NO DIA A DIA MAS QUE MUITAS VEZES NÃO DAMOS O DEVIDO VALOR, ACABAMOS DANDO MUITO MAIS VALOR A COISAS MEDÍOCRES COMO QUEM TEM RAZÃO NO TRÂNSITO, QUEM ESTÁ SE DANDO BEM EM CIMA DE QUEM, SE VAMOS TER $$$ PRA ISSO OU AQUILO E DIVERSAS OUTRAS COISAS EGOÍSTAS COMUNS E FREQUENTES.
O QUE MAIS ME FASCINA NESTE EXERCÍCIO É QUE AS PRIORIDADES REALMENTE SE REORGANIZAM, FICA MUITO MAIS FÁCIL ESTAR CONSCIENTE DO REAL VALOR DAS COISAS, APRENDEMOS A "IR ALÉM" DOS MEDOS, DO CONTROLE, PRECONCEITOS, DIFERENÇAS, EGOÍSMOS, OSTENTAÇÃO E QUALQUER OUTRA COISA VAZIA E SEPARATISTA.
COMPREENDEMOS QUE A MAIORIA DAS COISAS REALMENTE IMPORTANTES QUE VIRIAM ÀS NOSSAS MENTES NESTE MOMENTO ANTES DE MORRER, SERIAM COISAS UNIFICADORAS, SINCERAS, TRANSPARENTES, ESPONTÂNEAS, NATURAIS, QUE TENHAM UMA CERTA DOSE DE AMOR E DE INCONDICIONALIDADE (NEM SEI SE EXISTE ESTA PALAVRA, HEHEHE).
AÍ HABITA O "CHOQUE" DESTA PRÁTICA, QUANTO TEMPO DE SUA VIDA É DEDICADO (OU FOI DEDICADO) ÀS QUESTÕES QUE ATRAVÉS DO EXERCÍCIO VC COMPREENDEU E FICOU CONSCIENTE DE QUE SÃO AS QUE REALMENTE IMPORTAM? E QUANTO TEMPO DO DIA A DIA FOI OU É DEDICADO ÀS QUESTÕES EGOÍSTAS E SEPARATISTAS???
POISÉ, NESTE MOMENTO NORMALMENTE PERCEBEMOS O QUANTO AINDA TEMOS (E PODEMOS!!!) A APRENDER. AS PESSOAS NEGATIVAS NÃO GOSTAM DISTO PORQUE FICAM REMOENDO AS COISAS RUINS QUE ACONTECERAM ATÉ O MOMENTO, ACHAM MUITO DIFÍCIL ASSUMIR OS ERROS, LARGAR AS ÂNCORAS DO ORGULHO E ENCARAR AS CONSEQUÊNCIAS DOS ATOS. MAS O FUTURO É UM INFINITO DE POSSIBILIDADES E PARA OS OTIMISTAS, DIFERENTEMENTE DOS NEGATIVISTAS, O FOCO ESTÁ NO QUE AINDA PODE SER FEITO, POIS TEMOS O TOTAL PODER E LIVRE-ARBÍTRIO DE ESCOLHER QUAL CAMINHO SEGUIR "AGORA", QUE PODEMOS IR ALÉM DE TODO ESSE PASSADO, DAS MÁGOAS, RAIVAS, DORES, TRISTEZAS, ANGÚSTIAS E QUALQUER OUTRA COISA QUE NOS IMPEDE DE SERMOS GRATOS E FELIZES COM CADA ACONTECIMENTO DA VIDA.
TENTE REALIZAR ESTE EXERCÍCIO PELO MENOS UMA VEZ POR MÊS INICIALMENTE, ATÉ PORQUE PODE SER UM POUCO DESAGRADÁVEL NO COMEÇO (JÁ QUE INVOCA A NECESSIDADE DE ASSUMIR OS ERROS, LIDAR COM RESPONSABILIDADES, DE SE ESFORÇAR PARA SAIR DA INÉRCIA E DA ZONA DE CONFORTO), MAS COM O TEMPO E A PRÁTICA O VALOR DAS COISAS VAI MUDANDO, COM AS RUINS ENFRAQUECENDO E AS COISAS REALMENTE IMPORTANTES GANHANDO TEMPO E ESPAÇO EM NOSSAS VIDAS.
É MUITO INTERESSANTE QUE A CADA PRÁTICA DESTE EXERCÍCIO AS SENSAÇÕES AO SE IMAGINAR NA VÉSPERA DA MORTE VÃO SE MODIFICANDO, E CONFORME VAMOS CONSEGUINDO APLICAR A "REVALORIZAÇÃO" DAS COISAS, MAIS VAMOS TENDO A NÍTIDA SENSAÇÃO DE PAZ E DE QUE TUDO QUE VIVEMOS FOI EXATAMENTE COMO DEVERIA SER, A SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO IMPERA...
O LEGAL É CHEGAR AO PONTO ONDE CADA VEZ QUE FORMOS DORMIR, SIMBOLIZAR O "DORMIR" COMO SE FOSSE A MORTE (ISSO FAZ PARTE DOS TEXTOS ESTUDADOS), ASSIM CONSEGUIMOS REFINAR DIARIAMENTE NOSSO COMPORTAMENTO COM A VIDA, E ASSIM VIVEMOS COM MAIS INTENSIDADE E FICAMOS CADA DIA MAIS GRATOS PORQUE O MELHOR FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU, NÃO PORQUE RACIONALMENTE ACONTECEU TUDO COMO QUERÍAMOS, MAS PORQUE A INTENÇÃO DE FAZER O MELHOR (RESPEITANDO O QUE REALMENTE IMPORTA), ESTEVE PRESENTE EM CADA MOMENTO, POIS O QUE É CERTO/ERRADO NINGUÉM PODE DIZER COM ABSOLUTA CERTEZA, EXISTEM MUITOS PONTOS DE VISTA, MUITAS VARIÁVEIS, MUITAS CULTURAS, MAS A SENSAÇÃO DE PAZ NO PEITO É UM GRANDE INDICATIVO DE QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO E DE QUE PODEMOS DORMIR/MORRER TRANQUILAMENTE SATISFEITOS...